1 de janeiro de 2012

Como manter a fé diante do imprevisto?

Mateus 1: 18-25 - Em uma época em que a reputação de uma pessoa valia muito mais que nos dias atuais, Maria encontrou-se grávida, sendo a criança concebida pelo Espírito Santo. José naturalmente achou a situação estranha e desconfortável diante da sociedade, preferindo deixar Maria em secreto e agindo discretamente para não levantar algum tipo de suspeita. Como estaria o coração de Maria neste momento? Como estava a fé de José em uma situação imprevista como esta? Deus enviou mensagem à Maria para que ele se sentisse tranquila e cheia de fé, mas era preciso gerar fé e confiança em José. José era homem justo e precisava manter a fé diante desta situação, por isso, Deus agiu em favor de José ensinando-o como se comportar.

1 – Não se precipitar
Quando nos encontramos em situação difícil ou percebemos que algo está diferente daquilo que planejamos, facilmente nos precipitamos para resolver o problema sem qualquer tipo de raciocínio ou discernimento. Assim, podemos até estar complicando mais ao invés de trazer alguma solução. Deus dá sabedoria ao que pede, assim como o conhecimento, domínio próprio e o discernimento, bastando a nós não nos precipitarmos, escolhendo agir conforme o propósito de Deus. A precipitação pode nos trazer grandes prejuízos.

2 – Considerar os sonhos de Deus 
É comum termos vários sonhos e projetos na vida e sempre buscamos realizá-los através planejamento e muito trabalho. Alguns sonhos nos parecem impossíveis e por isso colocamos diante de Deus para que de alguma forma possamos alcançá-los. Porém, se torna conveniente para nós estarmos no controle de tudo, considerando até mesmo o agir de Deus como algo opcional ou relativo. José se encontrou em uma situação em que os seus planos tiveram que ser mudados, considerando até mesmo a desistência de muitos dos seus projetos pessoais, mas Deus lhe deu novos sonhos e expectativas para o futuro. Precisamos considerar os sonhos de Deus para nossas vidas e assim termos fé e expectativa em realizá-los.

3 – Não temer o inesperado
A mudança de planos pode ser muito desconfortável para qualquer um de nós, principalmente se a insegurança nos atingir e deixarmos de lado a confiança em Deus. O próprio Deus nos anima a não temer e simplesmente confiar em Sua direção. José não temeu receber Maria, pois em sonho Deus o animou para tal. O anjo do Senhor, em sonho, revelou inclusive o propósito de Deus, gerando fé em José mesmo diante do inesperado.

4 – Agir pela direção de Deus
Podemos até não temer mal algum e confiar em Deus. Não temos pressa de agir e vivemos sonhando os sonhos de Deus. Porém, quando precisamos agir diante do inesperado achamos mais conveniente tomar uma decisão que seja mais agradável aos olhos humanos. Foi assim que fez José, procurando não prejudicar ninguém e amenizando as dificuldades encontradas. José simplesmente não tinha noção da atitude que iria tomar e que poderia levá-lo para longe de qualquer propósito estabelecido por Deus. Nosso Deus conhece todos os caminhos e tem sempre a melhor direção a nos dar. Nossa fé permanece inabalável quando nos movemos pela direção de Deus e os resultados surgem naturalmente.

5 – Despertar para a ação
José despertou do sono e fez conforme o anjo do Senhor lhe ordenara no sonho. A fé não se sustenta através de sonhos, precisamos sempre tomar a atitude necessária a partir de alguma direção que temos. Se ouvirmos a Deus e crermos em sua direção, a fé nos levará a agir conforme a palavra que recebemos. Se não agirmos em obediência a fé não se mantém, levando-nos para a morbidez e estagnação.

Os imprevistos fazem parte de nossas vidas, cabe a nós agirmos de forma correta para manter a fé e confiança em Deus, pois sem fé é impossível agradar a Deus.

...

Autor: Charles Noerenberg - Um missionário por vocação e discípulo por decisão. Um profeta às nações - Efatah Missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário